quarta-feira, 29 de agosto de 2012

JUVENTUDE, PREVENÇÃO NAS ESCOLAS E NOVAS TECNOLOGIAS DE PREVENÇÃO, AGITARAM PRIMEIRO DIA DE TRABALHO NO CONGRESSO EM SÃO PAULO

de São Paulo, por Hugo Soares


Novas tecnologias de prevenção e estratégias para disponibilização de preservativos, nos chamaram a atenção por fazerem trabalhos diretos com a população jovem e outros públicos específicos que merecem um acesso mais dinâmico e facilitado.
Esta quarta-feira de Congresso de Prevenção, foi marcada por ações de participação de adolescentes e jovens vivendo com HIV e Aids, através de dinâmicas e rodas de conversa na ARENA DA JUVENTUDE, e por mesas que tratavam do envolvimento dessa população na inserção da prevenção as DST, HIV e Aids nas escolas, mostrando diversas experiências onde os adolescentes e jovens passam de espectadores e receptores, para protagonizadores efetivos das ações.
Uma das experiências apresentada, foi o projeto JUVENTUDE E PREVENÇÃO, levado a frente pelas redes LAÇO SUL-SUL JOVEM, JOVENS + PARÁ, e a ONG SODIREITOS, em grande parceria com UNICEF, onde se debruçaram em mobilizar e capacitar, profissionais da saúde, educação e adolescente e jovens de sete escolas da Região Metropolitana do município de Belém (PA), para que em outro momento pudesse ser criado o espaço chamado CANTINHO DA PREVENÇÃO, espaço esse gerido e dinamizado pelos jovens participantes do projeto, multiplicando o trabalho sobre prevenção e sexualidade, dentro e fora do contexto escolar.
Sobre novas estratégias, o modelo sustentável de dispensadores de preservativos, se mostraram uma grande experiência que consequentemente será copiada a outros estados. Os representantes do programa Amapaense de aids socializaram essa grande ideia dando outra funcionalidade as caixas de preservativos, antes dispensadas, transformando-as em dispensadores práticos e baratos e que qualquer pessoa poderá fazer e até brincar em sua construção. O grande mote de tudo isso é que agora temos um produto que poderá ser criado pelas mãos de quem participará das oficinas e que terá uma grande funcionalidade social. Vale apena copiar!


Fotos: Bruno Pereira
Em: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS DST E AIDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário