segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ENCONTRO AMAZÔNICO DA RNAJVHA IRÁ DISCUTIR ESTRATÉGIAS DA COOPERAÇÃO LAÇOS SUL-SUL



Para fortalecer o enfrentamento à epidemia de aids no mundo, o governo brasileiro, criou em 2004 o acordo Laços Sul-Sul, que reúne outros sete países: Bolívia, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Nicarágua, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.  A inciativa prevê um compromisso comum desses países para garantir o acesso universal ao tratamento do HIV/aids, à prevenção e à assistência. A cooperação, que proporciona o intercâmbio de informações e a elaboração conjunta de estratégias e planos de ação, também conta com o apoio da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids - RNAJVHA.

A participação da RNAJVHA na iniciativa tem proporcionado a integração da juventude brasileira com jovens dos países que integram a Rede Laços Sul-Sul.  Na última reunião da cooperação, que aconteceu em maio desse ano na Nicarágua, os jovens assumiram o compromisso de coordenar ações de promoção ao protagonismo juvenil, combater a discriminação às pessoas vivendo com HIV e aids, emponderar jovens e adolescentes soropositivos, em parceria com as redes e organizações que atuam nos países, por exemplo.

O jovem brasileiro Hugo Soares, representante amazônico da RNAJVHA, está acompanhado as dicussões da cooperação Laços Sul-Sul. Ele pretende apresentar as propostas discutidas na Nicarágua  aos participantes do II Encontro Amazônico de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV e Aids.

Nossa proposta é mostrar aos jovens brasileiros que vivem com HIV e aids a nossa responsabilidade em relação ao compromisso firmado na Nicarágua. Precisamos mostrar a nossa experiência para o mundo, como também aprender com os jovens de outros países, somente assim vamos fortalecer a luta contra a epidemia de aids na juventude”, explicou.

O encontro amazônico da RNAJVHA vai acontecer  de 30 de outubro a 02 de novembro de 2012, em Manaus e será realizado em parceria com a ONG Trajetória Mundial - OTM, com financiamento do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.  


Fonte: www.jovenspositivos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário